A Europa que não quer ver

"Não consigo adivinhar o futuro, mas a queda do atual formato europeu será uma questão de tempo, diria mesmo, de muito pouco tempo."

0
4228

Vivemos os dias da falência europeia na crise dos refugiados. A Alemanha acenou com o acolhimento, mas perante a inação dos estados da chamada união, ficou numa situação terrivelmente ingrata e terá que agir de forma muito pouco popular, como já está a acontecer em vários dos estados do norte, como é o caso da Dinamarca. Faltou a solidariedade e a coesão de um espaço, agora cheio de divisões, deixando crescer o extremismo e mesmo os movimentos perigosamente xenófobos.

Todos os dias temos incidentes graves e corremos o risco de uma explosão social de milhares de descontentes que procuravam aqui uma nova vida. Ninguém consegue prever o que será esta desunião nos próximos anos. Num curto espaço de tempo, a mudança de governos e o crescimento dos nacionalismos, deveria ter levado a Europa a uma mudança de rumo, mas a estratégia parece ser, esperar que os problemas se resolvam com o passar do tempo.

A união continua apenas preocupada com as contas dos estados, sem ver a realidade que corrói ferozmente os princípios que mantiveram, até aqui, o sonho de um crescimento solidário no espaço do velho continente.

A forma como o debate político, em Portugal e em grande parte da união, segue este caso é paradigmática. Falamos apenas de pequenos detalhes na vida coletiva da Europa, esquecendo as verdadeiras ameaças de desagregação de que a crise dos refugiados é apenas o último e doloroso episódio. Gastamos rios de tinta a descrever as dúvidas sobre umas décimas no défice e as perspetivas da dívida. Parece que é isso que conta e será daí que vem a ameaça para o espaço comum e para o nosso atual modelo de vida.

Não consigo adivinhar o futuro, mas a queda do atual formato europeu será uma questão de tempo, diria mesmo, de muito pouco tempo. Veremos as consequências da apatia das lideranças deste continente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here