Início Lugares 7 Marcos Históricos que deve visitar em Portugal

7 Marcos Históricos que deve visitar em Portugal

Portugal é um país recheado de castelos, palácios e mosteiros. De tantas obras belas, foram eleitas apenas 7 maravilhas de Portugal. Conheça e visite.

1023
COMPARTILHE
7 Marcos Históricos que deve visitar em Portugal

7 Marcos Históricos que deve visitar em Portugal

Portugal é um país recheado de castelos, palácios e mosteiros. De tantas obras belas, foram eleitas apenas 7 maravilhas de Portugal. Conheça-as.

Castelo de Guimarães

A fim de selecionar as 7 maravilhas de Portugal, foram levados a concurso 794 monumentos com valor cultural, turístico e arquitetónico inquestionável. Este concurso recebeu votos de milhões de pessoas.

Após uma primeira seleção, foi realizada uma segunda fase de votos, da qual resultaram 77 monumentos eleitos. Este número foi reduzido por um Conselho de Notáveis, composto por figuras de diferentes áreas e desta forma foram selecionados 20 finalistas.

Em Dezembro de 2006, abriu-se a votação aos portugueses para que, dos 20 monumentos finalistas, pudessem selecionar os seus 7 preferidos. Em 2007, foram reveladas as 7 maravilhas de Portugal.

Esta seleção teve e tem um impacto sem precedentes, sendo que imediatamente após esta seleção, os monumentos destacados como maravilhas portuguesas tiveram um aumento das visitas de mais de 30%.

Conheça as 7 Maravilhas de Portugal

1. CASTELO DE GUIMARÃES

Castelo de Guimarães – © Bruno Gomes

Este castelo foi o berço de Portugal, onde se fundou o Condado Portucalense e onde ocorreram as lutas que resultaram na independência de Portugal.

Na verdade, D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, não só nasceu e viveu entre estas paredes, como também lutou dentro delas contra inimigos que montavam o cerco à volta do castelo, chegando a lutar também contra a sua própria mãe.

Castelo de Guimarães

É neste castelo, em Guimarães, que podemos ler “Aqui nasceu Portugal” e em frente ao castelo pode ser encontrada uma estátua de D. Afonso Henriques, sempre alerta.

Morada: Rua Conde Dom Henrique, 4810 Guimarães

Horário de visitas: de segunda a domingo, das 10h às 18h

2. MOSTEIRO DA BATALHA

Mosteiro da Batalha

Mandado construir durante o reinado de D.João I, em 1386, o Mosteiro da Batalha tem um imenso valor histórico e arquitetónico. Esta obra nasce como agradecimento à Virgem Maria pela vitória contra os castelhanos na histórica Batalha de Aljubarrota, em 1385.

D.João I deu a ordem de edificação, mas nunca chegou a ver a obra finalizada, ou não tivesse esta obra demorado mais de 150 anos a ser dada como concluída.

Mosteiro da Batalha

Tal demora justifica-se pela sua magnificência. Este mosteiro tem um estilo manuelino, arquitetura gótica e contém também alguns aspetos renascentistas. O atraso também se deveu ao facto de ao projeto inicial terem sido acrescentados novos compartimentos e divisões.

O mosteiro foi doado por D. João I à ordem de São Domingos, à qual pertenceu durante séculos, até à extinção desta ordem religiosa por D. Pedro IV, em 1834. Atualmente, este belíssimo mosteiro é considerado Monumento Nacional e é Património da Humanidade da UNESCO.

Morada: Largo Infante Dom Henrique, 2440 Batalha

Horário de visitas: todos os dias das 9h às 18h, sendo que no horário de verão (de 1 de abril a 15 de outubro) funciona até às 18h30. Está fechado aos feriados.

(cont.)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here