Início Opinião 60 impressões de uma brasileira em Portugal

60 impressões de uma brasileira em Portugal

Uma brasileira em Portugal: há 7 anos que eu não como pão francês, aqui o pão é tão duro que se jogar na cabeça de um burro mata o coitado, com certeza.

5837
COMPARTILHE
60 impressões de uma brasileira em PORTUGAL
60 impressões de uma brasileira em PORTUGAL

60 impressões de uma brasileira em Portugal

(Nota prévia: texto com 4 ou mais anos, recolhido e publicado na íntegra)

Meu nome é Débora, sou capixaba, moro em Portugal há 7 anos e tenho um blog onde falo de tudo um pouco. Aqui ficam as minhas impressões sobre Portugal e os Portugueses:

1 – Para os Portugueses os Brasileiros não falam português, falam brasileiro.

2 – Os bancos em Portugal abrem as 9 da manhã e fecham às 3 da tarde. Os Bancos têm um sistema de caixas automáticas que se chama Multibanco e que é um dos mais eficientes do mundo. Pode-se fazer quase tudo nessas máquinas, e o sistema bancário em geral é bom, e comparado com o do Brasil, pode-se mesmo dizer que é muito bom.

3 – E o comércio de rua só abre as 10 da manhã, a maioria fecha 2 horas para almoço e encerra às 7 da tarde.

4 – O Portugueses inventaram a via verde, um sistema para pagar pedágio, que é copiado por muitos países, penso que inclusive pelo Brasil.

5 – Pedágio, em Portugal, se fala portagens, e são muitas por aqui, apesar da maioria das estradas serem boas, paga-se caro para as usar.

6 – E as diferenças linguísticas não se ficam por aí, ex: (Br – Pt) : açougue – talho /terno – fato / acontecimento – facto / trem – comboio / celular – telemóvel, etc…, é confuso mas a gente se acostuma.

7 – Os portugueses, em geral, odeiam o novo acordo ortográfico, eles acham que saíram prejudicados e que a maior parte do acordo, foi uma imposição do Brasil. Alguns jornais de circulação nacional se recusam a adotar o novo acordo.

8 – Em Portugal beba uma bica (café expresso), se quiser também pode pedir um cheirinho (uma dose de medronho) na mesma chávena (xícara) de café.

9 – Medronho é uma espécie de cachaça feita com o fruto do medronheiro.

10 – Todo boteco por aqui é chamado de café.

11 – Sendo que a maioria dos cafés tem ótimas esplanadas, wi-fi gratuito, etc.

12 – Em Portugal os gays podem casar, e nesse momento está em discussão no parlamento um projeto para a adoção.

(cont.)

1
2
3
4
5
COMPARTILHE

3 COMENTÁRIOS

  1. Muito bem mas precisa actualizar na política tanto o presidente como o primeiro ministro. Talvez ainda não apareceu na Folha do Brazil ou outro pas quim.
    LOL está coberto pelo acordo?

  2. O ponto 19 é completamente errado!

    Aliás, se Portugal tivesse um rei, o Sr Duarte de Bragança e a sua descendência seriam os últimos portugueses na linha de sucessão já que a sua linha foi excomungada da linha de sucessão real.
    O que acontece é que “dava jeito” a um novo “regime político” chamado democracia alimentar esse facto e portanto como esse Sr. é “compincha” fizeram por ignorar a realidade.

    Mas como em qualquer regime politico, se voltassemos à monarquia as regras que se aplicariam seriam as regras monárquicas (da mesma forma que as regras monárquicas não se aplicam à democracia o contrário também é verdade), e assim segundo as regras monárquicas o Sr Duarte não tem qualquer pretenção legitima ao trono.

    Uma mentira repetida muitas vezes não se torna verdade por mais que esse Sr. insista.
    Julgo, apesar de não estar certo, que segundo as regras monárquicas o Sr Duarte de Bragança não pode sequer usar o título de “Dom”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here