Início Histórias 5 coisas que talvez não saiba sobre Camões

5 coisas que talvez não saiba sobre Camões

Na verdade, não sabemos nada da vida de Camões, a não ser que escreveu os Lusíadas e recebeu uma tença do rei. O resto é especulação e lenda.

3829
COMPARTILHE

_

2 – Ninguém sabe quando morreu Camões

Apesar de ter eternizado os feitos históricos portugueses e de ter exaltado o espírito aventureiro da “ocidental praia lusitana”, de Luís de Camões diz-se que terá morrido na miséria e sem a consideração que merecia após lançar Os Lusíadas. Em que ano? Essa é mais uma incógnita que assombra a história do poeta português.

Só terá havido uma pessoa preocupada em oferecer um túmulo mais digno a Luís Vaz de Camões: D. Gonçalo Coutinho, um fidalgo que mantinha amizade com o poeta. Foi ele quem mandou construir uma lápide de mármore na Igreja de Sant’Ana, onde se diz ter sido sepultado para ficar perto do local onde vivia a mãe. O amigo do poeta mandou gravar as palavras:

Aqui jaz Luís de Camões. Príncipe dos poetas do seu tempo. Viveu pobre e miseravelmente e assim morreu, no ano de 1579. Esta campa lhe mandou aqui pôr D. Gonçalo Coutinho, na qual não se enterrará pessoa alguma.

Foi desta informação que veio o erro que se perpetuou na história: a morte de Camões foi tão pouco notada que ninguém se deu conta do verdadeiro ano em que o poeta perdeu a vida. A data verdadeira terá sido descoberta quando os historiadores tiveram acesso ao documento que Filipe I de Portugal entregou à mãe de Camões, onde a morte do poeta é datada em 1580.

(cont.)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here