Início Histórias 22 Maravilhas de Portugal que são Património da Humanidade

22 Maravilhas de Portugal que são Património da Humanidade

Autênticas maravilhas, são os ativos inestimáveis e insubstituíveis de toda a humanidade. Conheça os 22 tidos como dignos de figurar neste registo.

1116
COMPARTILHE
22 Maravilhas de Portugal que são Património da Humanidade
22 Maravilhas de Portugal que são Património da Humanidade

22 Maravilhas de Portugal que são Património da Humanidade

Há 45 anos ativou-se a Convenção para a Proteção do Património Mundial Cultural e Natural, com o objetivo de “identificar uma parte dos ativos inestimáveis e insubstituíveis de toda a humanidade.”

Com esta iniciativa chegou a conhecida “Lista do Património Mundial da Unesco», composta por monumentos e locais de grande riqueza natural e cultural.

Portugal tem elencados 22 até ao momento, tidos como dignos de figurar nesse registo.

Ei-los:

Convento de Cristo

Convento de Cristo

Monumento construído no século XII pela Ordem dos Templários em pleno movimento de Reconquista. Os estilos românico, gótico, renascentista e barroco confluem neste baluarte intemporal.

Bonecos de Estremoz

Bonecos de Estremoz

A Produção de Figurado em barro, vulgarmente conhecida como “Bonecos de Estremoz”, é uma arte com mais de três séculos e que faz parte da identidade cultural deste concelho. Estão inventariadas mais de cem figuras diferentes e todos os dias se inventam novas temáticas, sempre relacionadas com o quotidiano das gentes alentejanas, na sua vivência rural e urbana.

Falcoaria portuguesa

Falcoaria portuguesa

falcoaria é uma modalidade de caça praticada em Portugal desde o séc. XII e assinalada no território desde a fundação da nacionalidade. Praticada por homens e mulheres um pouco por todo o país, a quem se dá o nome de falcoeiros, a sua prática manteve-se, em grande parte, inalterada ao longo dos séculos.

Fabrico de barro preto de Bisalhães (Vila Real)

Barro preto de Bisalhães (Vila Real)

É a cozedura na soenga, forno escavado no chão, que dá a cor negra ao barro. Depois de estar em brasa, a loiça é abafada com musgo e terra, adquirindo o seu aspecto final. É o homem que trabalha na roda de oleiro. Usa pedras do rio para fazer o polimento das peças, o brunido. É também com pedras que as mulheres voltam a polir e a decorar.

Alto Douro Vinhateiro

Alto Douro Vinhateiro

A longa tradição vitivinícola da região confere à paisagem uma beleza ímpar. Alguns vinhedos continuam a ser explorados por agricultores que ainda respeitam as técnicas de cultivo tradicionais.

Centro histórico de Angra do Heroísmo

Centro histórico de Angra do Heroísmo

Outrora porto de escala obrigatório para atravessar o Atlântico. Tendo saído fortemente danificada do terremoto de 1980, passou por um intenso processo de restauração. Pontos de interesse: Fortes de São Sebastião e de São João Baptista, Sé Catedral, Convento de São Gonçalo e Praça Velha.

(cont.)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here