Início Saúde 15 Plantas Medicinais para ter em casa

15 Plantas Medicinais para ter em casa

Ter em casa o seu próprio jardim de plantas medicinais pode ser muito positivo para a sua saúde. Tome nota das espécies básicas e cultive o seu.

599
COMPARTILHE

11 – Erva-Cidreira (Melissa officinalis)

11. Erva-Cidreira (Melissa officinalis)

Conhecida como a planta contra o stresse, era usada para alimentar vacas leiteiras para se poder ordenhá-las e mantê-las calmas ao mesmo tempo. Esta erva facilitava a extração do leite. Tem também um efeito calmante sobre os seres humanos e é completamente segura e saudável, podendo tomar-se todos os dias. Se adicionar algumas das suas folhas numa salada vai dar-lhe um sabor suave a limão.

12 – Árvore do Chá (Melaleuca alternifolia)

12. Árvore do Chá (Melaleuca alternifolia)

A Árvore do Chá é uma planta antisséptica e expetorante que estimula o sistema imunológico e é eficaz contra as infeções. Localmente utiliza-se para tratar qualquer coisa, como infeções vaginais, pé de atleta, verrugas e micose. Coloque as suas folhas em água a ferver e faça uma infusão, deixando arrefecer antes de aplicar. Pulverizar as suas plantas com uma infusão fria desta espécie é ótimo para acabar com os fungos.

13 – Bulbinella (frutescans Bulbine)

13. Bulbinella (frutescans Bulbine)

O suco das folhas é usado para picadas, mordidas, queimaduras e escoriações, e oferece excelente proteção natural contra queimaduras solares.

14 – Erva-de-São-João (Hypericum perforatum)

14. Erva-de-São-João (Hypericum perforatum)

Também conhecida como Hipérico ou Erva-de-São-João, é perfeita para aliviar a ansiedade, stresse, distúrbios da menopausa, síndrome pré-menstrual, ciática e fibrosite. Externamente utilizada para queimaduras, bolhas, feridas e outras lesões (feridas especialmente profundas e dolorosas). Nunca se deve juntar a antidepressivos alopáticos.

15 – Gerânio Rosa perfumado (Pelargonium graveolens)

15. Gerânio Rosa perfumado (Pelargonium graveolens)

Utilizada como um chá, é excelente para problemas relacionados com a pré-menstruação e com a menopausa. Funciona também nas amigdalites, náuseas e má circulação – e o chá sabe a rosas! Externamente, pode ser usada para a acne, hemorroidas, eczemas, contusões e micoses.

Dica: para o chá, coloque as folhas em água a ferver e use o suco perfumado para dar sabor a cremes, limonadas e gelados, ou então coloque as suas folhas no fundo de um molde para dar sabor aos bolos.
_

1
2
3
COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here