Início Histórias 15 expressões saídas da publicidade que usamos vezes sem conta

15 expressões saídas da publicidade que usamos vezes sem conta

Há anúncios que entram na memória coletiva e passam a fazer parte da cultura popular. Recorde 15 expressões saídas da publicidade que perduraram no tempo.

9414
COMPARTILHE
15 expressões saídas da publicidade que usamos vezes sem conta
15 expressões saídas da publicidade que usamos vezes sem conta

15 expressões saídas da publicidade que usamos vezes sem conta

O algodão não engana. Há anúncios que entram na memória coletiva e passam a fazer parte da cultura popular. Recorde 15 expressões saídas da publicidade que perduraram no tempo.

1. Primeiro estranha-se, depois entranha-se

15 expressões saídas da publicidade que usamos vezes sem conta
Fernando Pessoa – 15 expressões saídas da publicidade que usamos vezes sem conta

O anúncio que marcaria a entrada da Coca-Cola em Portugal foi encomendado à agência Hora, onde trabalhava Fernando Pessoa, nos finais dos anos 20.

O poeta foi responsável pelo slogan, mas a campanha não saiu do papel e a bebida foi proibida por intervenção do diretor de Saúde de Lisboa, Ricardo Jorge — o médico que dá nome ao Instituto –, por um duplo motivo: se o produto continha coca, da qual se extraía a cocaína, não podia ser vendido ao público; se não tinha coca, então anunciá-lo com esse nome seria publicidade enganosa. A marca só começou a ser vendida em Portugal em 1977, mas a frase ficou para a história.

2. Há mar e mar, há ir e voltar

15 expressões saídas da publicidade que usamos vezes sem conta
Alexandre O’ Neill, poeta e publicitário – 15 expressões saídas da publicidade que usamos vezes sem conta

Outro poeta a dar cartas na publicidade foi Alexandre O’Neill. Devemos-lhe esta frase elevada a provérbio, criada para uma campanha do Instituto de Socorros a Náufragos para prevenir os afogamentos nas praias portuguesas.

3. Se conduzir, não beba

No campo das campanhas institucionais, esta foi outra frase que fixámos neste anúncio de 1986 e que continuamos a repetir.

4. Aquela máquina

15 expressões saídas da publicidade que usamos vezes sem conta
O “Homem da Regisconta” era aquela máquinaaaa! – 15 expressões saídas da publicidade que usamos vezes sem conta

Podemos até já nem nos lembrar bem do que fazia “o Homem da Regisconta”, mas certamente que nos ecoa na memória a voz forte de Fernando Girão a cantar “Aquela máquina!”, num anúncio repetido entre 1974 e meados dos anos 80. E todos nós, seja em que tarefa for, gostamos de ser “aquela máquina”.

(cont.)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here