Início Lugares Destinos 10 razões para visitar a Madeira

10 razões para visitar a Madeira

Apresentamos uma lista com 10 razões para visitar a Madeira, com atrações para todos os gostos, desde a cultura, a gastronomia e a praia.

798
COMPARTILHE
10 razões para visitar a Madeira
10 razões para visitar a Madeira

10 razões para visitar a Madeira

Levadas: o caminhar de sensações

As Levadas são canais de irrigação que se podem encontrar na ilha da Madeira e na ilha de La Palma, nas Canárias. Também se chamam levadas aos canais, normalmente de menores dimensões, que levam a água para os moinhos de água.

Na ilha da Madeira, a origem das levadas deveu-se à necessidade de trazer grandes quantidades de água das vertentes orientadas a norte, onde abunda, para o lado sul da ilha.

As levadas começaram a ser construídas no século XVI, sendo que as mais recentes datam da década de 1940, fornecendo água para centrais hidrelétricas e também para fins de irrigação.

A sua extensão total é de cerca de 3.000 km aproximadamente e é possível percorrê-las a pé e permitem aceder ao coração da ilha, onde o visitante deparar-se-á com paisagens de cortar a respiração. Dos 0 aos 1862 metros a emoção é garantida!

As “Levadas” da Madeira integram-se num conjunto de áreas protegidas, das quais se destacam o Parque Natural da Madeira e o Parque Ecológico do Funchal.

Uma história única!

As ilhas da Madeira e do Porto Santo foram descobertas oficialmente pelos navegadores portugueses Tristão Vaz Teixeira, Bartolomeu Perestrelo e João Gonçalves Zarco em 1419.

Inicialmente os descobridores desembarcaram na ilha do Porto Santo, em 1418, na sequência de uma tempestade ocorrida em alto-mar, em que a embarcação foi afastada da sua rota. Depois de muitos dias à deriva pelo alto mar, avistaram uma pequena ilha a que chamaram de Porto Seguro (Porto Santo), pois salvou a tripulação de Zarco de um destino fatídico.

Um ano após a descoberta da ilha de Porto Santo chegam à ilha da Madeira (1419). Julga-se que o seu nome foi atribuído por este último navegador, que apelidou a ilha de ‘Madeira’ devido à abundância desta matéria-prima.

Tendo sido notadas as potencialidades das ilhas, bem como a importância estratégica destas, iniciou-se, por volta de 1425, a colonização por ordem do rei D. João I. A partir de 1440 estabelece-se o regime das capitanias sendo nomeado Tristão Vaz Teixeira como capitão-donatário da capitania de Machico.

Seis anos mais tarde, Bartolomeu Perestrelo torna-se capitão-donatário do Porto Santo e, em 1450, Zarco é nomeado capitão-donatário da capitania do Funchal.

(cont.)

1 COMENTÁRIO

  1. Não sabia nada sobre a Ilha e nem tinha noção da procedência do molho madeira
    que acompanha o filet minnhon.
    Vou procurar nas casas de vinhos, o vinho madeira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here