Início Tradições 10 maravilhas gastronómicas do Brasil

10 maravilhas gastronómicas do Brasil

Viajar é experimentar o melhor que cada país tem, o que inclui, claro, comida. Prepare-se para descobrir 10 maravilhas gastronómicas do Brasil!

731
10 maravilhas gastronómicas do Brasil

10 maravilhas gastronómicas do Brasil

Viajar é experimentar o melhor que cada país tem para oferecer, o que inclui, claro, comida. Prepare-se para descobrir 10 maravilhas gastronómicas do Brasil!

Com mais de 500 anos de história, a culinária brasileira é o resultado de uma grande mistura de tradições, ingredientes e alimentos que resultam nas mais incríveis maravilhas gastronómicas do Brasil.

São usados ingredientes e temperos que foram introduzidos não só pela população nativa indígena como por todas as correntes de imigração que ocorreram no passado. Por esse motivo, cada região do país tem a sua peculiaridade gastronómica e a sua culinária adaptada ao clima e à geografia.

E é igualmente por estes motivos – diferenças acentuadas de clima, relevo, tipo de solo e de vegetação, e povos habitando na mesma região – que é muito difícil estabelecer um único prato típico brasileiro.

A unanimidade nacional talvez seja o típico arroz e o feijão, mas decidimos fugir deste prato já bem conhecido e mostramos-lhe 10 maravilhas gastronómicas do Brasil, que o vão deixar de água na boca.

As maravilhas gastronómicas do Brasil refletem as características do local onde são elaboradas. Começamos com os pratos típicos do sul e aos poucos deslocamo-nos para norte, para lhe mostrar uma cultura rica em sabores, texturas e cheiros.

1. MOQUECA, BAHIA

Uma das formas mais populares da moqueca é acompanhada de camarão / Fonte: A Tribuna

A moqueca pode ser preparada com peixe, mariscos, crustáceos, galinha ou ovos. Mais recentemente, criaram-se variações vegetarianas, substituindo-se o peixe por ingredientes como polpa de caju verde, banana-da-terra, jaca, palmito, cogumelos, tofu, berinjela, couve-flor, entre outros.

A origem deste prato remonta à caldeirada de peixe trazida pelos portugueses, à qual os africanos teriam acrescentado ingredientes da sua tradição culinária. Associa-se um pouco à tradicional portuguesa pela farinha de pau.

2. BOBÓ DE CAMARÃO, BAHIA

De origem africana, o bobó é um sucesso no Brasil / Fonte: Eu, Gourmet

Bobó é um prato da culinária brasileira popular na cozinha da Bahia e cuja origem é africana. Trata-se de um creme pouco consistente feito à base de inhame e vinagreira, cozidos e amassados com azeite, pimenta, sal e um pouco de camarão seco. Pode ser servido quente, morno ou frio, como prato principal ou como acompanhamento.

(cont.)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.