Início Pessoas 10 factos sobre os sonhos

10 factos sobre os sonhos

Será que os sonhos têm mesmo algum significado? E será que todos sonhamos as mesmas coisas? Descubra 10 factos sobre os sonhos.

6912
COMPARTILHE
Sonhos
Sonhos

10 factos sobre os sonhos

Todas as noites a nossa consciência desliga-se ao deitar e volta a ligar ao acordar, preparada para um novo dia. Enquanto descansamos o nosso cérebro continua bastante ativo durante toda a noite e parte desta atividade cerebral gera imagens quase reais e às vezes assustadoras durante a fase do sono REM (Rapid Eye Movement ou movimento rápido dos olhos), a que chamamos sonhos ou pesadelos.

Em média passamos 19,3 anos da nossa vida nesta fase de “transe” a que chamamos dormir, e apesar desse tempo representar quase um terço da nossa vida, ainda sabemos muito pouco sobre o que se passa no nosso cérebro durante o sono. Hoje publicamos 10 factos sobre os sonhos, que esperemos vos ajudem a esclarecer algumas dúvidas mais comuns sobre este assunto.

10. Esquecemo-nos de 90% dos sonhos

Sonhos
Sonhos

5 minutos depois de acordar já não nos lembramos de metade dos nossos sonhos e 10 minutos depois, 90% já foram! Parece um desperdício de sonhos, pois podemos ter entre 3 a 7 sonhos numa noite, e ainda por cima, em média passamos cerca de 6 anos da nossa vida a sonhar.

  1. Não sonhamos todos a cores
Sonhos
Sonhos

12% das pessoas sonham apenas a preto e branco, e os restantes a cores. Não se sabe porque é que estas pessoas sonham a preto e branco mas a verdade é que é assim. Há também temas que são comuns nos sonhos, com situações relacionadas com a escola, ser-se perseguido, experiências sexuais, quedas, acidentes de automóvel, uma pessoa que se conhece estar morta no sonho e outras. Não se sabe se os sonhos mais violentos são mais emocionalmente carregados para uma pessoa que sonha a cores ou para quem sonha em preto e branco.

  1. Quando sonhamos o corpo está paralisado
Sonhos
Sonhos

Nos primeiros 90 minutos a dormir, passamos por algumas fases de sono leve e sono profundo. Depois disso entramos na fase REM (Rapid Eye Movement ou movimento rápido dos olhos). Nesta fase o nosso corpo fica paralisado, pois a libertação de certos neurotransmissores é bloqueada e os músculos maiores deixam de funcionar. Há no entanto, pessoas com esta fase REM em que os neurotransmissores não são bloqueados e acabam por exprimir com o corpo o sonho que estão a ter. A fase REM é aquela em que o cérebro está mais ativo.

  1. As mulheres têm mais pesadelos que os homens
Sonhos
Sonhos

Um estudo pela psicóloga Jennie Parker da Universidade de West of England descobriu que as mulheres têm mais pesadelos que os homens. As mulheres não só reportaram mais pesadelos, como também que os seus pesadelos eram mais intensos que os dos homens.

  1. As pessoas invisuais também sonham
Sonhos
Sonhos

Pessoas que ficaram invisuais depois de nascerem vêem imagens nos seus sonhos. As pessoas que nasceram invisuais não vêm imagens mas os seus sonhos são igualmente vividos e envolvem outros sentidos como o som, cheiro, toque e emoções.

1
2
COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here