10 factos sobre os sonhos

Será que os sonhos têm mesmo algum significado? E será que todos sonhamos as mesmas coisas? Descubra 10 factos sobre os sonhos.

0
6770
Sonhos
Sonhos

Todas as noites a nossa consciência desliga-se ao deitar e volta a ligar ao acordar, preparada para um novo dia. Enquanto descansamos o nosso cérebro continua bastante activo durante toda a noite e parte desta actividade cerebral gera imagens quase reais e às vezes assustadoras durante a fase do sono REM (Rapid Eye Movement ou movimento rápido dos olhos), a que chamamos sonhos ou pesadelos. Em média passamos 19,3 anos da nossa vida nesta fase de “transe” a que chamamos dormir, e apesar desse tempo representar quase um terço da nossa vida, ainda sabemos muito pouco sobre o que se passa no nosso cérebro durante o sono. Hoje publicamos 10 factos sobre os sonhos, que esperemos vos ajudem a esclarecer algumas dúvidas mais comuns sobre este assunto.

10. Esquecemos-nos de 90% dos sonhos

Sonhos
Sonhos

5 minutos depois de acordar já não nos lembramos de metade dos nossos sonhos e 10 minutos depois, 90% já foram! Parece um desperdício de sonhos, pois podemos ter entre 3 a 7 sonhos numa noite, e ainda por cima, em média passamos cerca de 6 anos da nossa vida a sonhar.

  1. Não sonhamos todos a cores
Sonhos
Sonhos

12% das pessoas sonham apenas a preto e branco, e os restantes a cores. Não se sabe porque é que estas pessoas sonham a preto e branco mas a verdade é que é assim. Há também temas que são comuns nos sonhos, com situações relacionadas com a escola, ser-se perseguido, experiências sexuais, quedas, acidentes de automóvel, uma pessoa que se conhece estar morta no sonho e outras. Não se sabe se os sonhos mais violentos são mais emocionalmente carregados para uma pessoa que sonha a cores ou para quem sonha em preto e branco.

  1. Quando sonhamos o corpo está paralisado
Sonhos
Sonhos

Nos primeiros 90 minutos a dormir, passamos por algumas fases de sono leve e sono profundo. Depois disso entramos na fase REM (Rapid Eye Movement ou movimento rápido dos olhos). Nesta fase o nosso corpo fica paralisado, pois a libertação de certos neurotransmissores é bloqueada e os músculos maiores deixam de funcionar. Há no entanto, pessoas com esta fase REM em que os neurotransmissores não são bloqueados e acabam por exprimir com o corpo o sonho que estão a ter. A fase REM é aquela em que o cérebro está mais activo.

  1. As mulheres têm mais pesadelos que os homens
Sonhos
Sonhos

Um estudo pela psicóloga Jennie Parker da Universidade de West of England descobriu que as mulheres têm mais pesadelos que os homens. As mulheres não só reportaram mais pesadelos, como também que os seus pesadelos eram mais intensos que os dos homens.

  1. As pessoas invisuais também sonham
Sonhos
Sonhos

Pessoas que ficaram invisuais depois de nascerem vêem imagens nos seus sonhos. As pessoas que nasceram invisuais não vêm imagens mas os seus sonhos são igualmente vividos e envolvem outros sentidos como o som, cheiro, toque e emoções.

  1. Os animais também sonham
Sonhos
Sonhos

Foram feitos estudos com diversos animais e todos eles mostraram que os animais produzem as mesmas ondas de actividade cerebral que os humanos durante o sono. Se observarem um cão a dormir a dada altura podem ver as patas a mexerem como se estivessem a perseguir alguma coisa no sonho.

  1. Estímulos externos invadem os sonhos
Sonhos
Sonhos

Chama-se a este fenómeno Incorporação no Sonho e é o que explica que, por exemplo, um som que ouvimos na realidade venha parar ao nosso sonho. Outro exemplo, menos externo, seria a sensação de sede que sentimos realmente ser incorporada no sonho. Há relatos de pessoas que sonham ter sede e no sonho bebem água para aliviar a sensação, mas pouco tempo depois a sede volta e voltam também a beber água entrando num “loop” no sonho. A sensação só passa depois de acordarem e beberem realmente um copo de água. A imagem ao lado é um famoso quadro de Salvador Dali, chama-se “Sonho causado pelo voo de uma abelha ao redor de uma romã um segundo antes de acordar” e expressa este conceito.

  1. Mulheres e homens sonham com sexo o mesmo número de vezes
Sonhos
Sonhos

Diz-se que os homens pensam mais em sexo que as mulheres durante o dia mas, independentemente disso, um estudo de 2007 provou que os homens não sonham mais com sexo do que as mulheres. Há, no entanto, uma diferença no tipo de sonho entre os dois sexos – as mulheres têm mais tendência a sonhar com relações com celebridades, ex-namorados e namorados actuais (mas cada macaco no seu galho!) e 90% dos homens sonham com mulheres mais novas.

  1. Nos sonhos só vemos caras que já conhecemos
Sonhos
Sonhos

A nossa mente não inventa caras, nos sonhos vemos caras reais de pessoas reais que vimos durante a nossa vida, mesmo sem sabermos ou lembrarmos. Todos vemos centenas de milhares de caras durante a vida o que dá ao nosso cérebro uma interminável quantidade de personagens para utilizar nos sonhos.

  1. Podemos estar conscientes durante um sonho
Sonhos
Sonhos

Para muitas pessoas, sonhar é um estado passivo onde o impossível se torna possível, sendo outra forma de realidade completamente separada da vida que vivemos. Enquanto as imagens são extremamente reais durante o sonho, rapidamente se esbatem na nossa memória ao acordarmos (ponto 10 deste artigo), com grande alívio ou desilusão, dependendo do sonho. No entanto também há os sonhos lúcidos. São aqueles em que estamos conscientes que estamos a sonhar, mesmo com o cérebro ainda no estado de dormir. Aproximadamente 50% das pessoas já tiveram um sonho lúcido na sua vida, mas a percentagem de pessoas que sentem regularmente é muito mais baixa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here