Início Opinião 10 dicas para viver bem em Portugal, escritas por um norte-americano

10 dicas para viver bem em Portugal, escritas por um norte-americano

Mudar de país pode ser um choque e requer alguma preparação. Um norte-americano reuniu 10 dicas para facilitar a vida a quem quer vir viver para Portugal.

1461
COMPARTILHE

_

As conversas normais parecem discussões

10 dicas para viver bem em Portugal, escritas por um norte-americanoOs portugueses tendem a falar num tom entusiasmado, que às vezes pode ser visto como agressivo. Mas, em geral, diz Dimitris, somos um povo pacífico.

Nem sempre está sol

10 dicas para viver bem em Portugal, escritas por um norte-americanoAinda que o clima ameno seja um dos grandes atrativos do país, desengane-se quem pensa que pode prescindir de um casaco quente e apropriado para a chuva. Principalmente quem quer ir viver para o norte do país.

O café é sempre expresso

10 dicas para viver bem em Portugal, escritas por um norte-americanoPara quem está habituado às 100 variedades de cafés do Starbucks, o café português pode causar estranheza. Bebe-se sempre expresso e custa menos de um euro. Starbucks são raros no país (bem, já não será tanto assim, caro Dimitris).

A família vem sempre primeiro

10 dicas para viver bem em Portugal, escritas por um norte-americanoOs portugueses têm uma relação próxima com a família e o conceito de família é mais abrangente do que em muitos países. As famílias são numerosas e incluem primos, tios, sobrinhos, avós, tios-avós e tantos outros graus de parentesco.

Em Portugal, sê português

10 dicas para viver bem em Portugal, escritas por um norte-americanoEste último conselho refere-se mais a dicas práticas para o dia a dia como dar preferência aos transportes públicos, ter cuidado com os taxistas e verificar sempre se ligam o taxímetro, manter os bens pessoais sempre por perto e, na dúvida, mais vale adotar um estilo mais formal – esta última dica é para o ambiente profissional.

Todas as outras coisas que podem marcar a estadia em Portugal podem, e devem, ser descobertas com tempo.

Autor: Dimitris Vlachos
Fonte: Observador
_

1
2
COMPARTILHE

1 COMENTÁRIO

  1. This is so true. I love the Portuguese culture. I still have some problems with the language however people are very gracious and allow me to make mistakes. The food is awesome, the sites are magnificent and the people are the nicest. I have no regrets moving here as it is well worth it.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here